segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Fulana, Beltrana e Sicrana - a história



Bonecas de Pano




Era(m) uma vez... três amigas aFulana, a Beltrana e a Sicrana, que viviam no sonho da BenedettaMaxia.
A Fulana tem um lindo cabelo preto, aBeltrana é ruiva, e a Sicrana um lindo cabelo castanho. São meninasde pano únicas e feitas à mão pela Benedetta a partir de tecidosmaioritariamente vintage e reciclados e com um estilo, muitas vezes,inspirado na moda dos anos 60 e 70.



A autora

 
Benedetta Maxia nasceu em Itália, masfoi adoptada pelo nosso pais. Formada em Línguas em Pisa, Itália, eem Dança Contemporânea em Roterdão, na Holanda, Benedettaespecializou-se em Tradução já a viver em Lisboa.


A desenvolver projectos no âmbito dasartes visuais e performativas, e também da tradução, o interesse ea dedicação, já de longa data, a técnicas manuais, despertou odesejo e a ideia de criar este projecto de autor entre a primavera eo Outono de 2011.
Fulana


A loja Online


A loja on-line foi criada emJaneiro de 2012, e o projecto, a partir de aí, assumiucada vez mais importância na vida profissional da Benedetta.


Na loja on-line podem encontrar asoriginais bonecas de pano, com vestidos, míni saias, botas e chapéuscoloridos e bonitos, para adquirir e para oferecer. Também podemprocurar “Fulana Beltrana Sicrana” em lojas em Lisboa e no Porto,nas feiras ou por onde elas adoram passear. Não se esqueçam que asencomendas personalizadas são também muito bem-vindas.

Beltrana


O Conceito





O conceito da marca “Fulana BeltranaSicrana” foi criado pela própria, interessada em criar bonecas depano únicas, cada uma com a sua própria personalidade e com a suaprópria história para contar. Primeiro surgiu o nome - Fulana,Beltrana, Sicrana – e a ideia de criar três tipologias que, adiferença do que a própria expressão indica, possam serreconhecíveis. Daí, a Fulana ter o cabelo preto, Beltrana ruivo eSicrana castanho. O estilo varia conforme a inspiração dascolecções e não existe uma boneca exactamente igual à outra. Esteé o ponto de partida das três bonecas desta história.

A imagem gráfica da marca e o logo,foram desenvolvidos pela designer gráfica Joana Prudêncio.

Sicrana

The Making Of


As bonecas são feitas a partir detecidos maioritariamente reciclados e vintage cuidadosamentecoleccionados e seleccionados pela Benedetta conforme as diversasinspirações.
O enchimento é feito de acordo com adimensão ou o propósito das divertidas bonecas, sendo as bonecasgrandes enchidas com poliéster e as “míni” com arroz epoliéster ou alfazema.
O feltro é utilizado no cabelo, assimcomo em alguns acessórios. As caras são bordadas, uma à uma, àmão, criando expressões e personalidades sempre diferentes eúnicas.

Nas colaborações, entre as quais coma Melanina Design, marca criada pela designer e ilustradora editorialJoana Sobrinho, os materiais variam conforme a disponibilidade e aideia da colecção que se pretende desenvolver.
Para se manterem a par destaevolução, não se esqueçam do like na página do Facebook daFulana Beltrana e Sicrana.

Encomenda Personalizada - Beltrana em porta-chaves

O impacto do projecto na vida da autora


Fulana Beltrana Sicrana acabou decelebrar o seu primeiro aniversário e ao longo deste ano forammuitas as satisfações e os desafios que fizeram com que esteprojecto, agora, faça parte da sua actividade profissional,juntamente com os trabalhos na área da tradução e das artesperformativas.

Sicrana em Porta-chaves


Onde encontrar a Fulana, Beltrana e Sicrana


Para ver imagens destasdeliciosas bonecas ou para dizer olá à autora, podem visitar o seuPinterest ou a sua página de Facebook, ou ainda seguir o seu perfilno Twitter, para estar a par das novidades.

E não se esqueçam devisitar a sua loja on-line, que de certeza que vão adquirir algumasdas “miúdas”.

Pin It

5 comentários:

  1. Gostei! Foi bom conhecer um pouco mais a Bene e o seu trabalho.

    ResponderEliminar
  2. que projecto tão mimoso! Espero que tenha muito sucesso! :)

    ResponderEliminar
  3. Uma vez mais uma excelente entrevista por Helena Ribeiro!
    Benedetta e suas bonecas estão de parabéns!
    Respondendo à questão do header sou uma Sicrana a atirar para o louro, mas adorava ser uma Beltrana!

    ResponderEliminar
  4. very cool, I love these girls! :)
    "tecidosmaioritariamente" such a cool word :D

    ResponderEliminar