sábado, 11 de fevereiro de 2012

Be(r)ta sem Marca na Etsy



Ao iniciarmos as nossas criações, como hobby para ganhar um extra, ou criação de um meio de subsistência, a dada altura é necessário a abertura de uma loja online porque com a crise actual, vender artesanato no nosso pais, pelo valor que ele realmente merece, é impossivel.

Existem várias opções, as mais conhecidas, como Ebay, e as dedicadas ao desenho de autor e artesanato, como a Vadanic, Artesanum, ou ainda, dedicada ao artesanato ou aos produtos Vintage a Etsy.

Hoje, como estou a iniciar a Loja da Berta na Etsy, vou descrever o processo.

A necessidade de abertura de uma loja nova parte da dicotomia existente entre os produtos em acrilico, mais minimalistas, arquitectónicos, estruturais, com os novos artigos que tenho produzido em crochet, mais românticos, bohémios, cottage chic.

Assim, e no decorrer da criação deste blog, o nome Brandless Berta, a tradução de Be(r)ta sem Marca, pela sua força, tornou-se a opção óbvia. Perdeu o trocadilho da beta sem a marca, mas não perdeu a característica irónica, de quem quer criar uma marca, chamar-lhe sem marca. Pelo força do nome Berta, fácil e de igual pronúncia em várias linguas, o nome é facilmente associado em português ou inglês.

Está bem, o nome foi fácil, já estava pensado, e os produtos também já ai estavam para venda.

E agora? Agora comecei pelo fim, colocar alguns produtos na loja.

Ok, vamos voltar atrás e vamos definir algumas questões básicas e pertinentes.

Na Etsy já existem milhares de lojas a venderem acessorios em crochet, portanto a primeira coisa a fazer é definir o nome de fácil pronuncia, fácil de memorizar - Feito

A seguir o Avatar, a imagem que aparece associada à marca, que pode ser o logo, um produto ou uma fotografia pessoal.

Nesta loja vou colocar a minha fotografia de perfil.

E depois tenho de me apresentar aos meus clientes. No perfil da Brandless Berta optei por falar de como surgiu a ideia de criar os brincos de crochet, como evoluíram para alfinetes, e como surgiu a necessidade de criar uma nova loja.

Depois criei o titulo da loja, que descreve o estilo e o tipo de trabalhos que vendo, palavras chaves, de busca fácil para o Google.

O banner da loja, por agora, vai ser semelhante ao banner aqui da Be(r)ta sem Marca, depois desenhar um adequado ao tema da loja.


1 comentário: