sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Reino Já Cheguei



Reino já cheguei não é uma marca. É um mundo criado por uns pais extremosos, dedicado aos seu filhos, com a edição de dois DVD´s retratando a gravidez e nascimento do primeiro filho, e com a criação de histórias para mais tarde contar ao filho. Esta mãe criou um mundo encantado e na sequela, com a segunda gravidez, criaram mais uma personagem. 
 
1. Pigoita Soneca/Sleepy, 2. Com baguinhos de arroz/With rice, 3. Pigoitas com Baguinhos, 4. Simplesmente Pigoita/Simply pigoita

Os príncipes são baseados nos filhos, Tiago Caracolinhos e Joaninha Pigoita, acompanhado por um sem número de personagens que habitam o reino e inspiram as mãos e agulhas desta mãe, com bonecas baseadas na história do livro infantil por ela desenvolvido, com a ajuda ajuda do pai para a gestão deste Reino que toma proporções gigantescas. 
O logo é um caracol com as cores da joaninha, baseados nos “príncipes”, e de acordo com a historia que rodeia todos os produtos.
A Cláudia, a mãe, desenvolve estes produtos como um hobby que se aproxima do part-time, e, não tenho duvidas, brevemente transformado num trabalho a tempo inteiro. 
As peças são cheias de cor, de execução perfeita, alegres e divertidas, podendo ser personalizadas.

Plushie Monster Colorful Bobok

Na loja da Etsy, criada desde Maio de 2010, podem encontrar essencialmente bonecas, mas no site do Reino, os produtos não se resumem às bonecas mas estendem-se a peças em fimo, botões, pins, bijuteria e joalheria, e claro, o livro.
Os materiais, que adquere online, ou pela entrega por parte dos amigos do reino, tecidos, feltro, botões, rendas, crochet, lã, papel, cartolina, miçangas, lantejoulas, e muito amor, são trabalhados através da Costura, crochet, patchwork, estando em estudo novas técnicas a utilizar como assemblage, altered book, mixed media, scrapbook, altered art.
Foi em criança que se iniciou na costura, às escondidas da mãe, fazendo vestidos para a Barbie. Após descobrir as suas façanhas, depois  de um episódio de uma agulha da máquina partida, a mãe ensinou-a a fazer moldes, a “aprimorar os acabamentos”. Foi a avó materna, e a mãe que a ensinaram a fazer crochet.
Os desenhos sempre a acompanharam nos cadernos, durante as aulas(como eu percebo), e durante o curso dedicava-se à pintura, para aliviar o stress.
A gravidez fê-la regressar às costuras, com uma manta de patchwork e um urso para o filho, sendo seguida das bonecas de pano para dar vida às personagens do livro.
É autodidacta, e dedica-se a várias técnicas, sabendo “um pouco de tudo mas” tendo “muito para aprender”. 
O blog e a loja da Etsy são o meio de venda dos seus produtos, sendo que os meios utilizados para controlar as visitas, vendas, e tudo o relacionado com o “reino” denota já algum profissionalismo, não associado a um hobby (Google Analitics, Shop stats na Etsy, Craftcult e Craftopolis entre outros).
A publicidade é feita recorrendo a anúncios gratuitos nos sites de amigos, no blog, twitter, facebook e tumblr, possui um canal no youtube e uma pagina no Flickr.
A inspiração, essa, Cláudia encontra-a nos filhos, na natureza, no que a rodeia, mas também em livros, fonte de inspiração e como meio de aprender novas técnicas (steampunk, mixed media, art dolls, assemblage, scrapbook, altered books, patchwork, etc. ).
Um exemplo deste mundo perfeitamente articulado encontra-se no Blog.
O Blog é escrito pelo Guizito o cicerone também do site.
O Guizito é um dos habitantes do reino. "Ele mora num cogumelo mágico no jardim do castelo do Reino Já Cheguei e narra as histórias que se passam no Reino. Adora maçãs, nozes, amêndoas e mel. Adora dar cambalhotas, dançar e ouvir o som das flautas. É muito curioso. Sempre que ouvirem um Guizo é porque ele está por perto..."
Este é um exemplo de uma imagem articulada em todos os niveis em que se desenvolve, desde a historia à criação de bonecas para dar vida às personagens.
Um trabalho que transmite alegria  e inspiração, um trabalho altruísta, com partilha de etapas do processo criativo, com explicações detalhadas da historia e personagens.
Um trabalho a seguir.


Onde podem encontrar o Reino já Cheguei: 
http://www.etsy.com/shop/reinojacheguei
http://www.reinojacheguei.com/index_files/Page673.html
http://reinojacheguei.blogspot.com/ 

http://www.facebook.com/reinojacheguei
http://www.facebook.com/historiasreinojacheguei
http://www.facebook.com/pages/Reino-J%C3%A1-Cheguei/122793171087138
http://www.facebook.com/pages/Reino-J%C3%A1-Cheguei/193892653978832
http://twitter.com/#!/ReinoJaCheguei

http://www.flickr.com/photos/reinojacheguei/
http://www.etsy.com/shop/reinojacheguei
http://www.youtube.com/user/reinojacheguei
http://reinojacheguei.tumblr.com/




1 comentário:

  1. Olá :)
    Que prazer encontrar aqui o meu Reino encantado. Muito obrigado pelas palavras que transmitem na perfeição tudo o que sentimos e fazemos.
    Muito obrigada pelo carinho.
    Cláudia

    ResponderEliminar